Publicado em: Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Redação rondonia.News
VILHENA, RO – Em visita à zona rural de Vilhena nesta sexta-feira, os vereadores Eliton Costa e Zé Duda, ambos do Partido Republicano, estiveram na estrada da Linha Cascalheira, que liga o município de Vilhena às cidades de Corumbiara, Colorado do Oeste e Chupinguaia, além de dar acesso ao Distrito do Verde Seringal — área de responsabilidade direta do Estado.
A comitiva percorreu o trecho de cerca de 50 quilômetros, ouvindo moradores, produtores e motoristas que enfrentam diariamente as más condições da via. A estrada, estratégica para o escoamento da produção agrícola, pecuária e artesanal da região, ainda não recebeu melhorias mesmo após mais de 60 dias sem chuvas, o que tem gerado intensa mobilização de dezenas de famílias locais.
Os parlamentares destacaram que, após aguardarem por uma resposta do Estado e do DER, e diante da ausência de soluções por parte do órgão, decidiram oficializar ao prefeito Delegado Flori a necessidade de ações emergenciais por parte da prefeitura, mesmo cientes da alta demanda que o município enfrenta.
“Temos consciência da extensão territorial que a prefeitura precisa atender, mas estamos confiantes de que o prefeito será proativo, como sempre tem sido, diante das indicações que temos apresentado”, afirmou Eliton Costa.
“Nossa cobrança hoje se volta ao DER, que infelizmente não apresentou plano de ação para uma estrada que, por sua função de ligação intermunicipal e estadual, é claramente uma responsabilidade do Governo de Rondônia. Mesmo assim, vamos levar a situação ao conhecimento do Executivo Municipal, pois acreditamos que, com sensibilidade e boa gestão, será possível resolver de forma definitiva esse gargalo logístico”, reforçou Zé Duda.
Ambos reforçaram que o papel do vereador republicano é fiscalizar e indicar soluções, promovendo o diálogo institucional e agindo como ponte entre as comunidades e os entes governamentais.
Enquanto isso, produtores e famílias seguem aguardando melhorias. Para eles, a estrada representa acesso à saúde, educação, abastecimento e ao progresso – e não pode continuar esquecida.